domingo, 21 de novembro de 2010

O consumo de energia no dia a dia

A geração de energia no mundo está resumida, em sua grande maioria, pelas fontes de energias tradicionais como petróleo, carvão mineral e gás natural. Tais fontes são poluentes e não-renováveis, mas no futuro, serão substituídas inevitavelmente.  Há controvérsias sobre o tempo da duração dos combustíveis fósseis, mas devido a energias limpas e renováveis como biomassa, energia eólica e energia maremotriz e sanções como o Protocolo de Quioto, que cobra de países industriais um nível menor de emissões de poluentes (CO2) na atmosfera, as energias alternativas são um novo modelo de produção de energias econômicas e saudáveis para o meio ambiente.
O consumo de energia pode refletir tanto o grau de industrialização de um país como um grau de desenvolvimento e bem estar da sua população em termos médios. O consumo de energia nos países mais industrializados é aproximadamente 88 vezes superior ao consumo dos países menos desenvolvidos.

Consumo de Energia Aumentou Quase 1.000% em Cem Anos .

A energia necessária para abastecer o planeta aumentou em 922% durante o século passado. Na passagem do século 19 para o 20, o mundo consumia o equivalente a 911 milhões de toneladas de óleo, pouco mais do que usa hoje a América Latina. Mesmo se observado o consumo per capita, que segue o crescimento populacional, o uso de energia também aumentou, em 260%.

Dois bilhões de pessoas no planeta ainda vivem sem ter acesso à energia elétrica, dependendo exclusivamente da utilização de combustíveis fósseis. Somente na China, 100 milhões vivem nessa condição. Os 5% mais ricos da população mundial consomem 58% da energia disponível, enquanto os 50% mais pobres, menos de 4%.

Impacto ambiental

É raro passar uma semana sem que uma revista científica publique alguma descoberta sobre as mudanças climáticas na Terra, notadamente o aquecimento gradual do planeta pelo maior acúmulo de certos gases na atmosfera. O gás carbônico na atmosfera, por exemplo aumentou em quase 30% desde a Revolução Industrial.

Apesar disso, é provável que só durante as próximas décadas normas legais comecem a mudar de fato a maneira como o ser humano utiliza fontes de energia e, dessa maneira, modifica o clima do mundo.

O problema maior é a adequação ao modo como a economia mundial está estruturada, baseada em combustíveis como o petróleo, cuja queima produz gases-estufa. Há países árabes cuja economia depende quase totalmente do petróleo. Para eles, a redução do consumo seria suicídio econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário